sexta-feira, 9 de abril de 2010

Livros Proféticos - O LIVRO DAS LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS

O Nome do Livro.
Sem dúvida o autor do livro é Jeremias. O nome do livro indica isso. O nome do livro também indica o conteúdo do livro. Quais são: as tristezas, os sofrimentos e as lamentações de Jeremias sobre o cativeiro de Sião.

Data do Livro.
Logo depois do ano 587 a.C. Quando Judá já está cativo em Babilônia. 1:3.

Características do Livro.
Este livro é descrito como sendo uma "Elegia Escrita num Cemitério." O livro tem poemas expressando muita tristeza por causa da queda de Jerusalém.

É um dos 5 "Megilot". Significa "rolos" do Velho Testamento. Os cinco "Megilot" (rolos) são: Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Eclesiastes e Ester. Eles foram escritos sobre rolos para ser lidos nas festas judaicas. Cantares de Salomão na Páscoa, Rute na Festa de Pentecoste, Eclesiastes na Festa dos Tabernáculos, Ester na Festa do Purim e Lamantações no Aniversário da Destruição de Jerusalém.

Além disso, o livro está escrito em forma de acróstico. Isso quer dizer segundo o alfabeto hebraico. O alfabeto hebraico tem 22 letras. Todos os capítulos do livro têm 22 versículos menos do que capítulo 3. Cada versículo começa com uma letra do alfabeto hebraico sucessivamente, começando com a primeira e indo até a última letra. Capítulo 3 está escrito do mesmo jeito com uma diferença. Capítulo 3 está escrito em forma de acróstico também, mas em tercetos.

Estrutura e Análise do Livro.
Este livro é um poema quíntuplo. Isso quer dizer que é um poema em cinco partes. Cada capítulo é uma parte do poema. Não são partes distintas ou desconectadas, mas ligadas e formam um poema só.

Note que capítulos 1 e 5 são correspondentes, também capítulos 2 e 4 são correspondentes, e capítulo 3 fica só.

Esboço do Livro.

Primeira Parte.
A Má Situação de Jerusalém. 1.

Segunda Parte.
A Ira do Senhor. 2.

Terceira Parte.
A Tristeza de Jeremias. 3.

Quarta Parte.
A Ira do Senhor. 4.

Quinta Parte.
Oração de Jerusalém. 5.

Um comentário:

  1. sou do parana cascavel
    quero dar-lhes os parabens pois essa informaçao para minha vida espiritual foi otima espero que continuen sempre assim sou da CCB

    ResponderExcluir

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails