quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

[Cristologia] JESUS É O VENCEDOR DA MORTE


"Eu sou o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém.
E tenho as chaves da morte e do inferno"
Apocalipse 1:18.

INTRODUÇÃO:

Desde o começo do mundo o homem conhece a morte como um inimigo invencível. O homem tem tentado evitar a morte, de várias maneiras, mas vem sempre o dia em que ele morre e a morte é vencedora.
Neste texto vamos ver Jesus como o Vencedor da Morte. Vamos ver como Jesus foi morto por homens iníquos. Como foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia. Aprenderemos também o que significa para nós a Sua vitória sobre a morte.

JESUS MOSTROU SEU PODER SOBRE A MORTE DANDO VIDA AOS MORTOS

Jesus tem todo o poder no céu e na terra. Uma das maneiras pela qual Ele mostrou este poder foi em dar vida a três pessoas que haviam morrido. Consideremos ainda estes três casos:
Em Mateus 9:23-26 lemos que uma menina estava morta. Os amigos tinham-se reunido em casa dos pais para chorar com eles. Quando Jesus disse que a menina não estava morta, mas dormia todos riram-se dEle. Tinham visto o corpo da menina. Sabiam que estava morta. Jesus entrou no quarto da criança, pegou-lhe a mão e restituiu-lhe a vida. Tal como nós despertamos uma criança do sono, assim Jesus restituiu a vida a essa criança morta.
Em Lucas 7:11-17 lemos que Jesus se encontrou com uma grande multidão que levava um defunto para a sepultura. Esse morto era o filho único de uma viúva. Agora a pobre mulher iria ficar completamente só. Jesus compadeceu-se dela, e ordenou ao moço que só levantasse e ele lhe obedeceu. Pode-se imaginar a surpresa e a alegria que todos devem ter sentido.
João 11:1-46 conta-nos o que se passou com Lázaro. Ele era amigo de Jesus. Marta e Maria eram irmãs de Lázaro. Elas mandaram chamar Jesus quando Lázaro adoeceu. Quando o Mestre chegou. Lázaro já tinha morrido, há quatro dias A família e os amigos já o tinham sepultado. Jesus mandou que retirassem a pedra do sepulcro. Então ordenou a Lázaro que saísse. Obedecendo à voz de Jesus, o Filho de Deus, Lázaro saiu do sepulcro.
Jesus, indubitavelmente, mostrou o Seu poder restituindo a vida aos mortos. Mas esta não foi a maior prova do Seu poder. A grande prova viria mais tarde. Poderia o próprio Jesus morrer e vencer a morte?

JESUS PROMETEU VENCER A MORTE

Jesus sabia que ia ser condenado à morte muito antes disso acontecer. Sabia, também, que ia ressuscitar dos mortos ao terceiro dia. Mateus 16:21; Mateus 26:32; Marcos 9:3.
Jesus disse estas coisas aos Seus discípulos antes de acontecerem. Fê-lo a fim de que, ao cumprir a Sua promessa e ao ressuscitar dos mortos, os discípulos acreditassem mais firmemente NELE. João14:29.

VERDADEIRAMENTE JESUS MORREU

Se nos sentimos inteiramente gratos pela vitória de Jesus sobre a morte, é porque cremos que Ele morreu realmente. Jesus não desmaiou simplesmente ou simulou estar morto. Examinemos os seguintes fatos. Ler cuidadosamente Lucas 23:32-56; Lucas 24:1-53; João19:16-42; João 20:1-31; João 21:1-25.

1. Jesus morreu na presença de grande multidão. Não morreu em nenhum lugar secreto onde não houvesse testemunhas. Quase todo o povo de Jerusalém saiu de suas casas para ver a Crucificação. Não havia dúvida, Jesus tinha morrido na Cruz.
2.Três grupos presentes tinham a certeza de que Jesus havia morrido verdadeiramente. Primeiro, havia os soldados. Estes homens estavam habituados a matar. Conheciam a morte sempre que a viam. Sabiam que Jesus estava morto. Um dos soldados perfurou até o lado de Jesus com a sua lança, donde brotou sangue e água. Isto mostrava que Jesus tinha morrido realmente. Segundo, os inimigos de Jesus estavam ali para se certificarem da Sua morte. Jamais teriam permitido que Jesus fosse retirado da Cruz se não tivessem a certeza de que Ele estava morto. Terceiro, havia os que amavam a Jesus. Eles também estavam certos da Sua morte. Se as mãos daqueles que o amavam tivessem sentido o menor sinal de vida, ao transportá-lo para o túmulo, jamais o teriam sepultado. Não pode haver dúvidas quanto ao fato de que Jesus morreu verdadeiramente.

JESUS RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA

Os inimigos de Jesus fizeram tudo o que puderam para evitar que Jesus ressuscitasse dos mortos. Uma grande pedra foi colocada à entrada do túmulo e este foi lacrado. Soldados foram mandados para guardar o túmulo a fim de não permitir que roubassem o corpo
Todavia, todos os seus esforços foram inúteis. Ao terceiro dia o túmulo estava vazio. Jesus tinha ressuscitado. Depois da Sua ressurreição Jesus apareceu muitas vezes aos Seus discípulos. Eles lhes falaram. Tocaram-lhe com as mãos. Sabiam que era Jesus, que Ele estava vivo. Jesus tinha morrido, sido sepultado, vencido a morte. Agora Ele vivia para todo o sempre.

O SIGNIFICADO DA VITÓRIA DE JESUS SOBRE A MORTE

Há duas coisas que desejamos salientar especialmente nesta lição com respeito à ressurreição de Jesus.

1. A ressurreição prova que Jesus é o Filho de Deus. Lemos em Romanos 1:4: "Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos – Jesus Cristo Nosso Senhor".
2.Jesus, que tem poder sobre a morte, ressuscitará a todos no último dia. Em lições posteriores vamos encontrar mais detalhes sobre o que acontecerá no dia da ressurreição. João 5:28-29

Regozijemo-nos por adorar e servir a um Salvador que venceu a morte. Ele pode livrar-nos dos nossos pecados, ressuscitar-nos e levar-nos para viver com Ele eternamente. Aprendamos bem esta mensagem e compartilhemo-la com os que nunca a ouviram ou não a compreendem.

Um comentário:

  1. A Paz de Cristo Jesus,

    Conhecer seu blog foi uma benção, seus artigos edificantes e esclarecedores.
    Espero retornar em breve para apreciar a formosura de suas mensagens...
    Amo aprender e compartilhar o que tenho aprendido, nesta linda caminhada cristã.

    A propósito, já seguindo o seu blog, caso ainda não esteja seguindo o meu, deixo aqui o convite.
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails