sábado, 17 de novembro de 2012

[Cristologia] JESUS É O CORDEIRO DE DEUS


"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse:
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo"
João 1:29.

INTRODUÇÃO:

Nesta lição vamos tratar de Jesus O Cordeiro de Deus. Nos dias do Velho Testamento o cordeiro era usado em sacrifício pelo pecado. Deus tinha dado ao povo instruções precisas acerca dos sacrifícios e o povo compreendeu essas instruções Por isso, quando João Batista falou de Jesus como sendo "O Cordeiro de Deus" as palavras tiveram grande significado para o povo que as ouviu. Se quisermos que estas palavras tenham o mesmo significado para nós devemos proceder a um estudo sobre os cordeiros sacrificiais do Velho Testamento. À medida que aprofundarmos o assunto compreenderemos melhor quem é Jesus e o que fez por nós

A NECESSIDADE DE UM CORDEIRO

No Velho Testamento encontramos várias ordenanças dadas por Deus ao Seu povo. Havia certas coisas que não deviam fazer. Por outro lado, havia outras que deviam fazer. Quando um homem sabia a vontade de Deus e recusava fazê-la, esse homem pecava contra Deus. Recusar a vontade de Deus a fim de fazer a nossa própria vontade, é pecado.
Vamos considerar o caso dum homem que viveu nos dias do Velho Testamento. Este homem tinha pecado contra Deus. Ficou muito triste e pensou: "Que posso eu fazer?" Foi ter com o sacerdote e disse: "Pequei contra Deus. Que devo fazer?"
Então o sacerdote explicou-lhe que o pecado é muito grave aos olhos de Deus. Deve ser castigado. O pecador sofre o castigo do seu pecado ou outro deverá sofrer em seu lugar. O sacerdote continuou, dizendo que Deus tinha estabelecido um plano segundo o qual um cordeiro devia ser sacrificado pelo pecado. Noutras palavras, o cordeiro devia sofrer o castigo do pecado em lugar daquele que havia pecado. Assim o pecado era perdoado Ler Levítico 4:32-35.
Suponhamos que o homem perguntasse: "Mas, senhor, deixe-me confessar-lhe o meu pecado e talvez Deus me perdoe". O sacerdote devia responder: "Não. De acordo com o plano de Deus, o pecado deve ser punido com a morte".
Talvez o homem então dissesse: "Mas, senhor, se eu prometesse nunca mais pecar não poderia este meu pecado ser perdoado sem o sacrifício do meu cordeiro?". O sacerdote devia dizer: "Não, o teu pecado já foi praticado. E, segundo o plano de Deus, para haver perdão do pecado deve haver derramamento de sangue" Hebreus 9:22.Por fim o homem veio a compreender que, para obter o perdão do seu pecado, devia seguir o plano de Deus. Esse plano exigia o sacrifício dum cordeiro.

A QUALIDADE EXIGIDA DO CORDEIRO

Deus, na Sua Palavra, tornou claro que o cordeiro deveria ser perfeito. Um cordeiro doente, ou defeituoso, ou de qualquer forma imperfeito, não era aceito por Deus. O sacerdote devia examiná-lo, atentamente, a fim de certificar-se se correspondia aos requisitos da lei do Velho Testamento.
Jesus, como Cordeiro de Deus, era perfeito. Era sem pecado. O Próprio Deus examinou Jesus e disse dEle: "Este é o meu filho amado, em quem me alegro" Mateus 3:17. Por isso Jesus. Aquele que era perfeito e sem pecado, correspondeu aos requisitos de Deus de modo que pôde ser o nosso cordeiro sacrificial.

A MORTE DO CORDEIRO A FAVOR DO PECADOR

Já vimos que o sacerdote devia inspecionar cuidadosamente o cordeiro trazido pelo homem pecador. Se o cordeiro fosse aprovado, duas coisas deviam ocorrer. Primeiro, o homem devia colocar as mãos sobre a cabeça do cordeiro e confessar o seu pecado. Isto simbolizava que o pecado assim confessado era transferido do homem para o cordeiro.
Segundo, o cordeiro que, agora, tinha sobre si o pecado e a culpa do homem, devia morrer. O sacerdote pegava o cordeiro e o matava de acordo com as instruções de Deus. O cordeiro inocente morria pelo homem pecador.
Foi exatamente o que aconteceu quando Jesus morreu na Cruz. Como Cordeiro de Deus tomou sobre Si os nossos pecados. Por eles sofreu e morreu, para que pudéssemos ter perdão e vida eterna Leia cuidadosamente II Coríntios 5:21.

MANEIRA PELA QUAL O PECADO É PERDOADO

Antes de terminar esta lição precisamos compreender, com clareza, algumas coisas. Estas coisas eram verídicas nos dias do Velho Testamento e ainda o são hoje. Ao homem que procura o perdão dos seus pecados deve acontecer o seguinte:
1. Deve compreender que pecou contra Deus. Romanos 3:23.
2.Deve sentir em seu coração verdadeiro pesar pelo pecado e desejo de abandoná-lo. Deus não aceitará um sacrifício em que não haja sincero arrependimento. Amós 5:21-24.
3. Deve aceitar o plano de Deus para perdão do pecado. Só há uma maneira pela qual o pecado pode ser perdoado e essa é por meio do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo.

Ao ler o que acima ficou dito sobre o cordeiro sacrificial podemos compreender melhor o que João Batista queria dizer quando chamou a Jesus "O Cordeiro de Deus". Ele revelou que Jesus era o Salvador que Deus tinha enviado ao mundo para morrer pelos nossos pecados.

Compartilhe

Leia também

Related Posts with Thumbnails